Aeródromos Goianos - Caldas Novas


Situado na região oeste de Caldas Novas, o aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães foi inaugurado em Outubro de 2002 e atende as movimentações de passageiros, na maioria turistas, da cidade de Caldas Novas. Administrado pela prefeitura da cidade recebe voos fretados e regulares as quintas e aos domingos.

Desde dezembro de 2011, recebe voos comerciais da Azul, onde liga o interior goiano à Campinas-SP, sua principal base, as quintas e aos domingos. Em 2014, a GOL também iniciou voos comerciais para cidade, onde também opera com duas frequências semanais para São Paulo, aeroporto de Congonhas. A TAM opera voos fretados para operadoras de turismo.

A cidade de Caldas Novas já recebeu a antiga BRA com o Boeing 737-300 e 737-400. Em 2013, os primeiros e únicos voos da MAIS Linhas Aéreas, empresa de voos fretados, foi para cidade termal com o Fokker 100.

A estrutura do aeroporto de Caldas Novas é bastante superior se for comparada com aeroportos de cidades medias do país. O terminal de passageiros conta posições de check in suficientes para atender as três companhias que operam na cidade: Azul, GOL e TAM. 

A pista possui 2100 metros de comprimento por 30 metros de largura, além de um pátio com capacidade para até quatro aeronaves comerciais simultâneas. O aeródromo possui NDB (Auxílio) e RNAV (GPS) homologados para auxiliar pousos por instrumentos.

A sala de embarque possui apenas um portão de acesso à pista e um Pórtico Detector de Metal. A estrutura é suficiente para atender um voo de até 100 passageiros.

O terminal de Caldas Novas tem uma réplica do 14 Bis, o primeiro avião a voar por Santos Dummont, pendurada no teto. Possui um bom terraço que é possível avistar a operação das aeronaves. Lanchonete e amplos banheiros para atender os passageiros.

O aeroporto de Caldas Novas recebe aeronaves Airbus A320, Boeing 737-700 e Embraer 190/195. Esporadicamente, o ATR 72-600 da Azul é utilizado nos voos da cidade. É possível ver várias aeronaves particulares no pátio do aeroporto, principalmente aos finais de semana e durante os feriados.

Em 2011, a cidade recebeu a última edição do Aerocaldas, que era um dos maiores encontros aeronáuticos do Centro-Oeste. Promovido pelo Aeroclube de Goiás, o evento tinha como objetivo negócios, e diversão para a população e os apaixonados pela aviação. Confira no link a seguir, a cobertura feita pelo GYN Online do Aerocaldas 2010: clique AQUI.

Confira algumas fotos do movimento do aeroporto.

Vista do estacionamento/Foto por Ronyclv via google


No Detalhe a entrada para a Sala de Embarque.


Foto por Matheus Mendes via Flickr
Vista do Terraço Panorâmico

Imagem feita durante o AeroCaldas 2010

© José Marques
© José Marques
© J Silveira Junior - Flickr


Fokker 100/Foto por Tito Castro
E190/Foto por SBJP-JPA via Aeroporto Brasil
.

.