Cade aprova fusão entre TAM e LAN, que cria maior empresa aérea da AL

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, em julgamento nesta quarta-feira (14), a fusão entre a TAM e a empresa aérea chilena LAN, que cria a Latam, maior companhia aérea da América Lantina.

Os conselheiros aprovaram ainda duas medidas para evitar concentração de mercado pela nova empresa.

A primeira delas é que a Latam será obrigada a repassar a concorrentes dois horários diários de voo entre São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e Santiago, no Chile. Esses voos devem ser em horário comercialmente interessante e devem ser repassados a empresa interessada em operar na rota. Segundo o relator do processo, Olavo Chinaglia, o "remédio" é necessário porque a empresa teria 80% dos voos nessa rota. Além disso, apenas TAM e LAN fazem hoje voos diretos entre as duas cidades.

A outra medida é que a Latam poderá ser membro de apenas uma aliança internacional de empresas aéreas. Hoje, a TAM pertence à Star Alliance, e a LAN, à Oneworld. De acordo com o Cade, a manutenção da Latam nos dois acordos – que permitem compartilhamento de voos e aumento do número de rotas disponíveis –, poderia dificultar a concorrência no setor aéreo.

Fonte: G1.com

Comentários

Anônimo disse…
A fusão irá causar problemas para os voos em gyn? Da tam? Bruno Dias
Maurício Alves disse…
Não deve mudar nada para Goiânia.
Anônimo disse…
alguem sabe ou arrisca a dizer o que acontecera com o programa fidelidade tam?? irao continuar na STAR ou irao pra ONE??
espero que continuem nao facam a loucura de sairem da star..
Usados go disse…
qualquer mudança na aviação civil de Goiás é bem vinda. ficar pior do que já é não dá.