Brigada de combate a incêndios do aeroporto de Rio Verde está pronta

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 4, a vistoria técnica do prédio da brigada de combate a incêndios do Aeroporto Municipal General Leite de Castro.



Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rubens Leão, que recebeu a obra acompanhado pelo corpo técnico de engenharia da prefeitura. As novas instalações irão receber uma guarnição do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Rio Verde (4º BBM) em tempo integral, reforçando a estrutura de segurança do aeroporto.

Localizado nas proximidades da pista, a nova estrutura conta com 2 alojamentos com banheiros, depósitos e almoxarifados, copa, área coberta para viaturas, além de um posto de observação que está a 3,50m de altura, possibilitando uma total e ampla visão da pista. Ainda nas dependências recém construídas, a administração do aeroporto irá instalar um Comando de Operações Aeroportuárias – COA, consistindo em uma central de gerenciamento e monitoramento de emergências ou acidentes.

Em casos de necessidade, a brigada terá a sua disposição duas viaturas de auxilio e emergência, a primeira do tipo caminhão de combate a incêndio, modelo Fênix CCI-AP2 (Carro de Combate à Incêndio - Ataque Principal - Classe 2). O caminhão AP2 tem capacidade para 6 mil litros de água e 200 kg de pó químico ABC. Além disso, armazena 780 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE). O líquido serve para diminuir a intensidade do fogo em caso de incêndios provocados por líquidos inflamáveis. Asegunda consiste em um veículo Land Rover AC1, dotado de 700 litros de água, 200 kg de pó químico ABC e 90 litro de LGE.

Vale destacar que o prédio conta com um sistema independente de abastecimento de água, sendo realizado através de um poço artesiano que irá suprir a necessidade das viaturas em serviço.

Segundo o secretário Rubens Leão, toda a estrutura deve estar em plena operação em no máximo 60 dias. “Esta sem dúvida é mais uma fiel e profícua parceria de trabalho entre à administração municipal e o 4º BBM de Rio Verde”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Rio Verde
Imagem: Washington Oliveira

Comentários

Vanderley Alves disse…
Sonhando com a reforma e ampliaçao de todo o complexo do aeroporto de RVD, nenhuma novidade sobre isso?
Lucas RVD disse…
Vanderley Alves, a reforma de todo o aeroporto de Rio Verde virou novela com ares de drama e sem prazo pra terminar. A prefeitura abriu uma licitação ontem para fazer um "puxadinho" no atual terminal de passageiros. A estrutura atual só tem espaço para um Cia Aérea e com a reforma terá espaço para outra, vão ampliar a sala de embarque e desembarque também. Já estão duplicando a avenida que dá acesso ao aeródromo e segundo o secretário de desenvolvimento sustentável, a ampliação do terminal começará na próxima semana (o que eu duvido muito). A licitação da AGETOP para a reforma completa terminou e não contrataram a empresa, vamos ver se o próximo governador dê uma atenção especial à estrutura dos aeroportos de Goiás, porque o atual é muito omisso.
Vanderley Alves disse…
Verdade Lucas RVD. Tomara q com esse "puxadinho" eles melhorem a aquele estacionamento tbm. Se ficar igual aos de rondonopolis e dourados que sao cidades do mesmo porte ja me darei por satisfeito.
Lucas RVD disse…
Olhando o NOTAM informa que o aeroporto de Rio Verde está na categoria 3 de combate a incêndio, esta categoria só pode operar aeronaves para 70 pax (ATR-72)? Alguém sabe dizer?
Henri Dam disse…
GYN ONLINE, TIRE UMA DÚVIDA POR GENTILEZA:

PELO SITE FLIGHT RADAR, OLHEI O SEGUINTE VOO.

PASSAREDO

GYN:18H45
BSB: 19H25
VOO: 9807

PELO SITE DA PASSAREDO, NÃO EXISTE ESTE VOO, A PASSAREDO ESTÁ OPERANDO VOOS PARA BSB PARTINDO DE GYN?
Henri Dam disse…
esse blog é estranho, os moderadores não possuem diálogo com os seus leitores, incrível, além das atualizações chegarem mais lentas que a inauguração do novo terminal de Goiânia.

Vamos melhorar isso, por que as matérias e o formato do blog é excelente.