terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Embraer realiza com sucesso primeiro voo do KC-390

O KC-390, maior avião já projetado e fabricado no Brasil pela Embraer, voou pela primeira vez na manha desta terça-feira (3/2) a partir da fábrica da empresa, localizada em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O protótipo sobrevoou o espaço aéreo paulista durante uma hora e 19 minutos.



Projetado para ser o futuro cargueiro tático da Força Aérea Brasileira (FAB) — a Aeronáutica encomendou 28 aviões do modelo —, o KC-390 tem 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de cargas. A aeronave, também vai ser empregada nas missões de transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios.

O KC-390 tem velocidade máxima de até 870 km/h, seu compartimento de carga tem 18,54 metros de comprimento por 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até mesmo outros aviões.

Além da Embraer participaram do projeto empresas da Argentina, Portugal e República Tcheca. Além da FAB por enquanto somente a Força Aérea da República Tcheca assinou contrato de encomenda. Portugal, Colômbia, Chile e Argentina manifestaram interesse, porém por enquanto não foi oficializada aquisições por estes países.

Além da capacidade de transportar cargas, o KC-390 pode reabastecer outras aeronaves em pleno voo. Pelo custo de desenvolvimento e fabricação de 28 aviões, o governo brasileiro destinou R$ 7,2 bilhões ao projeto, que também incluem suporte logístico e manutenção.

Fonte: Jornal Opção / Fotos: Embraer




Nenhum comentário: