sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Azul e GOL concorrem por Caldas Novas-GO

A cidade de Caldas Novas-GO, a 167 km da capital, é o segundo maior aeroporto do Estado de Goiás, atrás apenas de Goiânia. Desde dezembro de 2011 a cidade recebe voos comerciais da Azul, com duas frequências semanais para Campinas-SP e em maio deste ano, a GOL iniciou dois voos semanais para São Paulo - Congonhas.

Assim, a concorrência entre as duas permitiu ao turista possibilidade de preços mais justos nos voos para Caldas Novas-GO e com a chegada da GOL, a Azul perdeu espaço no interior goiano. Nos quatro primeiros meses de 2014, a Azul manteve uma ocupação pífia nos voos para e partindo de Caldas, com ocupação aproximada em 42,21% entre Caldas Novas e Campinas-SP, e 38,46% entre Campinas-SP e Caldas Novas-GO. 

Com a chegada da GOL a partir de maio, a ocupação dos voos da Azul saltaram para 81,09% no trecho para Campinas-SP e 85,58% no voo de retorno ao interior goiano. Já a GOL, iniciou sua operação com 37,29% de ocupação para SP - Congonhas e 53,21% no retorno a Caldas Novas. 

Este cenário a favor da Azul se manteve até junho. Na alta estação de julho e agosto, as duas companhias manteve ocupação em níveis bastante positivo, na casa dos 90%, mas ainda com leve vantagem da Azul. Mas, desde setembro as ocupações dos voos da GOL se mantiveram na mesma faixa dos 90% e a Azul teve queda na ocupação chegando a novembro com 76,90% nos voos para Campinas-SP e 69,10% para Caldas Novas-GO.

Interessante ressaltar que as duas companhias operam em horários semelhantes e frequências iguais, as quintas e aos domingos. A grande diferença é o destino final, a Azul a 100 km da capital paulista e a GOL no principal aeroporto de São Paulo. Com estes resultados, faz sentido a Azul solicitar mais um voo para São Paulo, agora para o aeroporto de Guarulhos, e com frequência distinta a GOL, aos sábados. Porém, esta nova solicitação ainda não foi aprovada pela ANAC.

Confira o gráfico comparativo do movimento de Caldas Novas-GO:




Nenhum comentário: