Projeto do Governo Federal para melhorias no aeroporto de Itumbiara está pronto

O jornal "Folha de São Paulo" conseguiu obter com exclusividade a lista de 28 ampliações de aeroportos regionais que já tem prontos os projetos para Licitação, que deve ocorrer ainda este ano. Conforme edição do dia 30/09 em seu caderno "Mercado", em Goiás estão prontos os projetos de Catalão e Itumbiara, fato que permite ao governo federal fazer a concorrência em 2014. O modelo de contratação é o do Regime Diferenciado de Contratação e o valor do orçamento é sigiloso para os concorrentes



O Aeroporto Municipal de Itumbiara foi construído pela Eletrobrás Furnas e foi cedido para o município em 2003 e o que lhe dá o direito de administrar o aeródromo. Assim, o plano inicial da prefeitura era de leiloar a área do aeroporto por estar em uma região nobre da cidade e construir em uma outra aérea um novo sítio aeroportuário. Entretanto, este processo se arrasta há alguns anos e não existe previsão de liberação do leilão, pois para ocorrer tem de haver autorização de Furnas.

O município de Itumbiara será contemplado pelo Governo Federal e faz parte do projeto lançado em 2012 em que 270 aeroportos foram selecionados para se colocar mais de 32 milhões de pessoas a uma distância de 100 km com um aeroporto com voo comercial. Deste total, 40 já receberam obras e estes 28, em que está incluído Itumbiara vai receber melhorias e intervenções para receber voos comerciais regionais.


Comentários

Lucas RVD disse…
Essa história dos aeroportos regionais já virou novela. O aeroporto de Rio Verde já foi citado em notícias de que será contemplado com verbas do Governo Federal, Estadual e até agora nada. Agora tem uma licitação aberta na Agetop (http://177.43.91.140/portal_licitacao/licitacao.php?idLicitacao=132&lote=1) para esta reforma do aeroporto. Vamos ver até quando irá essa novela.