domingo, 14 de setembro de 2014

Aeronave tem problemas durante pouso e fecha aeroporto de Goiânia

No último sábado, 13/09, um incidente com um Embraer 810D Seneca III deixou o aeroporto impraticável por quase quatro horas. 

O avião registrado como PT-RSN (cn 810480) pousou por volta das 18h pela pista 14 do aeroporto de Goiânia e teve problemas no trem de pouso principal, que não estava travado. A aeronave se arrastou e parou na grama ao lado da pista.





Como não há uma estrutura preparada para este tipo de incidente dentro do aeroporto, as operações foram paralisadas por aproximadamente quatro horas e todos os voos da noite sofreram grande atraso. Três voos foram cancelados e pelo menos oito voos de todas as companhias foram afetados. Os aeroportos de Brasília-DF e Uberlândia-MG receberam as aeronaves que tinham como destino o aeroporto Santa Genoveva, e ambos ficaram com o pátio lotado.

Durante a interdição do aeroporto Santa Genoveva, a Infraero e o proprietário do avião tentaram algumas alternativas para retirar a aeronave, mas sem sucesso. Com muito custo, o guincho chegou por volta das 21h20 para realizar uma tarefa de 25 minutos. Finalmente, as 21h45 o aeroporto foi liberado para pousos e decolagens. 

Enquanto o aeroporto estava impraticável, o terminal de passageiros estava abarrotado de gente, pois pelo menos 800 pessoas estavam tentando embarcar a partir de Goiânia. Devido a mega evento VillaMix, não havia hotel em Goiânia e região, e alguns passageiros tiveram de dormir em motéis.

Somente no início da madrugada a situação normalizou e os últimos voos programados para o sábado saíram e pousaram em Goiânia no comecinho do domingo.

Nenhum comentário: