Infraero manda comunicado aos pilotos de jatos em Goiânia

A Infraero enviou um comunicado as companhias aéreas que operam em Goiânia, para avisarem seus pilotos que ao decolarem da cabeceira 14 se atentarem aos deslocamento de 150 metros para evitar acidentes na avenida que passa atrás.

 Verifiquem o comunicado que foi entregue:

 "Ao decolarem da Cab. 14 atentem para o deslocamento de cabeceira! Evite Acidentes! O "JET BLAST" pode prejudicar transeuntes (pedestres e veiculos) próximos as cabeceiras. Portanto, faça o deslocamente correto de 150 m antes de iniciar a decolagem"

O Jet Blast é o jato de ar que sai das turbinas de aeronaves a jato antes ou na decolagem. Este jato dependendo da distância e da potência dos motores pode causar grandes estragos, como podem conferir no vídeo abaixo.


Há alguns anos que existe o procedimento de decolagem "Após os 150m" mas nem todos pilotos cumprem este aviso que é dado pela Torre de controle. É fácil ouvir na fonia que o GYN Online disponibiliza.

Comentários

Anônimo disse…
Se pelo menos aqui em Goiania decolasse 747!!
GYN Online disse…
Mas um jato de B737 ou Airbus A320 pode causar um estrago feio para um motociclista por exemplo.
Anônimo disse…
Isso está disponível em um NOTAM já a um bom tempo...

AGA -

20/09/10 20:44 - 18/03/11 02:59
RWY 14 FST 150M CLSD PARA TKOF
REF: AIP-BRASIL MAP ADC)
Anônimo disse…
tipo isso coloca tmbm os embraer 175,190 e 195.
eaglesky disse…
Quando eu estava fazendo estágio na torre de controle de SBGO, aconteceu um caso desse, chegou uma informação à nós, que um motociclista teria sido derrubado por uma aeronave que decolava...
Anônimo disse…
o cara do calhombeque morreu, apos ficar dois dias na uti. foi tenso!
Anônimo disse…
Bom dia Gyn Online, gostaria de saber se vc esta interessado em parceria, ou então até patrocínio mesmo. Caso esteja interessado meu email ribeirobrt@gmail.com